segunda-feira, 13 de junho de 2011

Desempenhos Corporativos

O acesso a dados estratégicos, a coleta de informações e o permanente trabalho de Inteligência, estruturado em Ferramentas de Inteligência que possibilite antecipar cenários futuros, constituem o cerne da Gestão de Riscos Corporativos e Segurança Empresarial.
Furtivamente ao trabalho de Inteligência, ocorre no país um gigantesco levantamento de dados e informações que nem sempre estão fundamentados em metodologia científica.
Porém, como em qualquer cenário, os dados perecem rapidamente sem receberem o tratamento adequado, pois faltam Ferramentas de Inteligência para transformar as informações em Inteligência a ser aplicada ao empreendimento. E o que prejudica ainda mais a prospecção de cenários é o fato de que todas as análises são apresentadas se reportando ao passado. Assim, as informações que apresentam dados de desempenhos passados, por estarem inseridas em cenários extremamente complexos e dinâmicos, quando cotejadas para produzir análises com vistas em investimentos empreendedores, caso não sejam bem trabalhadas e usadas a contento, geram as seguintes variáveis:
- sofrem rápida desatualização e prejudicam severamente a visão de potenciais cenários para as organizações;
- ocasionam investimentos maiores e imprevisíveis;
- estimulam o direcionamento de recursos para áreas secundárias ao objetivo estratégico proposto;
- expõem as estratégias corporativas;
- geram a vulnerabilidade da competitividade e da capacidade de crescimento; e,
- não raramente, ocasionam a desistência do empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário