sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gestão de Inteligência

Curso realizado na Inglaterra propiciou um sobrevoou sobre as possibilidades tecnológicas que o futuro propiciará para o trabalho de Inteligência no âmbito das Corporações. Os exemplos abarcam levantamento de dados, reconhecimento de softwares, Gestão Corporativa e Dinâmicas Futuras. O Curso também fez uma reflexão sobre os tipos de “Ciclos de Inteligência” e propôs um novo modelo que utiliza o “Acesso” como principal fundamento para cobrir todos os três tipos de informações que podem ser transformados em Inteligência:
- Informações de fontes exclusivas;
- Informações de fontes abertas (incluindo a comunicação diplomática); e,
- Informações de fontes privadas, abrangidas pela legislação de proteção de dados (financeiro, de propriedade, crédito, de viagem, passaporte, biometria e comunicações).
 
No novo modelo, o “Acesso” apresenta uma Ação recíproca onde Analistas e Coletores trabalhariam em conjunto sobre Informações e Cenários, tendo o suporte dos Avalistas quanto aos dados pertinentes e válidos a serem perseguidos, fundamentando suas orientações de acordo com os trabalhos dos disseminadores e os interesses da Direção.
A descrição da gestão do Novo Ciclo da Inteligência usa a “elucidação” para descrever as maneiras em que a Inteligência útil pode ser criada e qualificando-a diante de quatro determinantes fundamentais para a sobrevivência e sucesso corporativo:
- vertendo nova luz sobre o que está acontecendo nos cenários de interesse;
- fornecendo um elemento crucial à consciência situacional;
- fornecendo explanações mais confiáveis e acertadas; e,
- desenvolvendo experimentos e gerações de predições mais realistas sobre cenários futuros.
Para as estratégias e planejamentos corporativos, essa dinâmica de Inteligência vem potencializar a redução de custos e os investimentos mais acertados diante das dinâmicas competitivas e das variáveis que promovem oscilações nos mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário