segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Metodologia para Prospecção de Cenários: aplicada na General Electric (1979)

Compreende sete etapas:
1º- Preparação das bases: identificar os fatores ambientais gerais diretamente relacionados à organização e ao mercado a ser investigado.
2º- Escolha e planejamento dos indicadores críticos da prospecção: identificar as tendências do segmento e identificar os atores e suas potencialidades individuais para serem inseridos no painel Delphi.
3º- Levantar e registrar a trajetória do comportamento passado de cada indicador escolhido: as tendências são introduzidas no programa TIA (Trend Impact Analysis – Análise do Impacto da Tendência), onde são analisadas as razões para comportamentos que influenciaram tendências. Fundamentado nos dados, é desenvolvido o questionário a ser aplicado aos atores, completando o painel Delphi.
4º- Verificar os eventos futuros potenciais e sua consistência: compreende a análise sobre os resultados do painel Delphi, onde são identificados potenciais eventos no futuro e suas probabilidades.
5º- Prospecção de cada indicador escolhido: atribuição de valores e importância para a empresa no futuro, através da programação TIA e CIA (Cross Impact Analysis – Análise de Impactos Cruzados).
6º- Estruturação e modelagem final: desenvolver relatórios dos cenários prospectados.
7º- Guias gerais: disseminação de sumários e orientações referentes aos cenários desenvolvidos, para os setores competentes.

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