segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Metodologia para Prospecção de Cenários: desenvolvida pela Global Business Network (1988)

Empresa norte-americana voltada para formulação de cenários, criada em 1988 por Peter Schwartz.
Compreende oito etapas. Em cada uma delas devem ser considerados os “modelos mentais” (visão, desafios, incertezas, metas, preocupações) dos dirigentes.
1º- Identificação da questão principal: definir a questão norteadora para os cenários, estabelecer o recorte temporal e espacial da análise e listar as potenciais conseqüências no decorrer dos processos.
Identificação das principais forças do ambiente: listar os principais fatores com potencia de influenciar os cenários.
3º- Identificação das forças motrizes: identificar as forças motrizes que tenham relação com a questão norteadora e seus respectivos impactos.
4º- Hierarquia por importância e incerteza: as forças motrizes que foram identificadas são classificadas em elementos predeterminados e variáveis incertas, selecionando-se duas ou três variáveis, classificadas como mais incertas e mais importantes a fim de identificar a lógica dos cenários.
5º- Seleção das lógicas dos cenários: análise dos comportamentos das incertezas críticas ao longo dos eixos temporais.
6º- Descrição dos cenários: descrever, de forma explicativa, os cenários e as influências internas.
7º- Análise das implicações e opções: analisar as implicações de cada decisão, identificando as vulnerabilidades e as oportunidades.
8º- Seleção de indicadores e sinalizadores principais: definir índices para o monitoramento contínuo.

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