segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Metodologia para Prospecção de Cenários Industriais: desenvolvido por Michael Porter (1992)

Porter (1992) pontua cinco influências motrizes no cenário industrial:
a) entrada de novos concorrentes no mercado;
b) ameaças de produtos substitutos;
c) poder de negociação dos compradores;
d) poder de negociação dos fornecedores; e,
e) rivalidade entre os concorrentes.
O controle sobre essas influências define o grau de empreendedorismo e competitividade da indústria.
A metodologia compreende oito etapas:
1º- Propósito do estudo: são estabelecidos os objetivos, o recorte temporal e geográfico.
2º- Histórico e situação atual: analisar o contexto histórico, estrutural e conjuntural para identificar incertezas.
3º- Identificação das incertezas críticas: são listadas as variáveis com potencial de causar impactos sobre os interesses da indústria e o grau de incerteza de cada uma delas.
4º- Comportamento futuro das variáveis: listar as variáveis constantes e as predeterminadas, pois essas não determinam cenários.
- variáveis constantes: são formadas por aspectos estruturais, improváveis de sofrer mudanças; e,
- variáveis predeterminadas: são os aspectos estruturais dados pelo meio.
Para construir os cenários utilizam-se apenas as variáveis incertas, ou seja, as "que constituem aspectos da estrutura futura que dependem de incertezas não solucionáveis, as quais determinam os cenários”.
5º- Análise de cenários e consistência: construir cenários que refletem as convicções da gerência e identificar suas consistências.
6º- Concorrência: identificar os concorrentes e seus comportamentos nos cenários.
7º- Elaboração das histórias de cenários: são descritas as análises que contemplam os cenários.
8º- Elaboração das estratégias competitivas: são desenvolvidas as estratégias que posicionarão a indústria nos cenários.

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