quinta-feira, 17 de março de 2011

Algumas definições apresentadas pela ISO31000

Risco: É toda a incerteza e seus efeitos sobre o objetivo. É a possibilidade de algo acontecer, ser definido, mensurado, ou determinado de forma objetiva ou subjetiva, quantitativa ou qualitativamente.
Estrutura da Gestão de Riscos: Conjunto de componentes que fornecem as bases e formas para projetar, executar, controlar, revisar e melhorar continuamente a gestão de risco em toda a organização. Engloba o planejamento estratégico, tático, operacional e financeiro.
Atitude em relação ao Risco: Foco da organização para avaliar e se posicionar em relação ao risco.
Plano de Gestão: Caracteriza a abordagem, a gerência, os componentes e recursos que devem ser aplicados à gestão do risco.
Gestão de Risco: Caracteriza na aplicação sistemática das políticas de gestão, procedimentos e práticas para atividades de comunicação, consultoria, criação do contexto e da identificação, análise, avaliação, tratamento, acompanhamento e a análise de risco.
Estabelecer o contexto: É a definição de parâmetros internos e externos que devem ser considerados.
Comunicação e consulta: Processo contínuo e interativo que uma organização realiza quanto a obtenção e disseminação de informações.
Interessados (Stackholder): Pessoa ou organização que pode afetar, ser afetado ou perceber-se afetado por decisão ou atividade.
Identificação dos Riscos: Processo que visa encontrar, reconhecer e descrever os riscos. Envolve a identificação das fontes de risco, eventos, suas causas e possíveis consequências e podem incluir dados históricos, análise teórica e opiniões de especialistas e das partes interessadas.
Fonte de Risco: Elemento que, individualmente ou em associação tem o potencial para dar origem a risco intrínseco e pode ser tangíveis ou intangíveis.
Evento: Corresponde a aparência ou a mudança de um determinado conjunto de circunstâncias. Podem ser um ou mais casos, ter várias causas ou ser algo que não acontece.
Probabilidade: Possibilidade de algo acontecer.
Tratamento do Risco: Processo para modificar o risco.
Monitoramento: Controle contínuo que supervisiona e observa criticamente o processo de risco.
Revisão: Atividade realizada para determinar a aptidão, adequação e eficácia do assunto para atingir os objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário