quarta-feira, 9 de março de 2011

A Cultura das Organizações


A Cultura das Organizações compreende todos os comportamentos e orientações que dão sentido às atividades e interagem com indivíduos, estruturas e sistemas de ação, linguagem e comunicação. Ela não existe fora dos indivíduos que integram à empresa ou instituição. Também não é preexistente. Sua existência ocorre nas interações dentro da Organização. Os colaboradores e funcionários não são dependentes culturalmente da Organização, mas dependem da posição que ocupam na mesma.
A Cultura da Organização é construída por todo um complexo jogo de interações entre os grupos. Sua definição parte das microculturas dos grupos que dela fazem parte, se cruzando e coexistindo. Estas são criadas considerando o contexto próprio da Organização, especialmente diante da limitação formal do trabalho e da tecnologia utilizada. Uma mesma organização formal, acompanhada de uma mesma tecnologia, não leva necessariamente a uma microcultura idêntica.
A Cultura da Organização está situada na interseção das diferentes microculturas presentes no seu interior. Estas não estão necessariamente em harmonia. Relações de forças culturais surgem e se traduzem. Ela depende do ambiente que a cerca, ampliando as facetas de sua complexidade. A Organização moderna é muito dependente de seu ambiente econômico, cultura e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário