terça-feira, 19 de abril de 2011

INTELIGÊNCIA

Para os estudiosos de Inteligência, são três, basicamente, os seus padrões considerados especiais:
1 – Informação: quando assuntos, fatos, alvos, documentos, dados e códigos considerados relevantes são analisados sob condições metodológicas, gerando um produto destinado a subsidiar na tomada de decisões.
2 – Atividade: além de depender do segredo para desempenhar os trabalhos, a Inteligência busca o dado negado.
3 – Organização: por trabalhar em campo diferenciado, a Inteligência se constitui em instância supra organizacional.
Os Serviços de Inteligência são organizações dedicadas à coleta e análise de informações. Diferente dos institutos e centros de pesquisa, que possuem assuntos e temas “fixos”, visíveis e públicos, os Serviços de Inteligência se dedicam em compreender os cenários e suas dinâmicas adversariais, perscrutando alvos difíceis, ocultos e “invisíveis”.
A Inteligência destina-se em aumentar o grau de conhecimento sobre alvos e problemas com alguma potencialidade em afetar a segurança e oferecer riscos.
Quanto à operacionalidade e sua distinção com relação aos institutos e centros de pesquisas, a Inteligência é consolidada num constante trabalho de graduação que exige a intervenção humana para a análise e a disseminação dos dados obtidos, e ações que identifiquem as vulnerabilidades das fontes, adotando contra medidas de segurança, segredo e proteção das próprias atividades.
Inteligência estuda o “outro”, analisando situações onde informações consideradas relevantes são trabalhadas e ocultadas pelo alvo pesquisado, o qual aplica esforços organizados para desinformar, negar e produzir análises consistentes, mas inúteis.
As atividades de Inteligência contemporânea se distinguem por quatro dinâmicas operacionais:
1-Coleta de informações
2-Análise e disseminação
3-Segurança informacional e Contra Inteligência
4-Operações encobertas
A atividade de Inteligência está fundamenta no controle, no segredo e na segurança das organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário