segunda-feira, 11 de abril de 2011

Terminologias utilizadas na Segurança Privada

Vigilantes: São profissionais capacitados em Cursos de Formação, registrados no Departamento de Polícia Federal, responsáveis pela execução das atividades de Segurança Privada.
Empresas Especializadas: São empresas prestadoras de serviços de Segurança Privada, autorizadas pela Polícia Federal, e que podem exercer a Vigilância Patrimonial, Transporte de Valores, Escolta Armada, Segurança Pessoal e Cursos de Formação de Vigilantes.
Empresas Possuidoras de Serviço Orgânico de Segurança: Empresas não especializadas, mas autorizadas a constituir serviço próprio de Vigilância Patrimonial ou de Transporte de Valores.
Estabelecimentos Financeiros: Realizam a guarda e movimentação de numerário (bancos, financeiras, caixas econômicas, etc.). Uma melhor definição de “Estabelecimentos Financeiros” esta expressa no parágrafo único do artigo 1º da Lei 7.102/83.
Transporte de Valores: Efetuam o deslocamento de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos comuns ou especiais. Quando o valor for igual ou superior a 20.000 UFIR (Unidade Fiscal de Referência) deverá ser feito em veículos especiais, guarnecidos por no mínimo 04 (quatro) vigilantes (artigos 25 e 26 da Portaria 387/06 DPF). Quando o valor for maior que 7.000 UFIR e menor que 20.000 UFIR poderá ser feito em veículo comum, com no mínimo 02 (dois) vigilantes. (artigo 26, parágrafo único, da Portaria 387/06 DPF).
Segurança Pessoal Privada: Destina-se em garantir a incolumidade física de pessoas.
Escolta Armada: Guarnição composta de 04 (quatro) vigilantes, contando o motorista, em veículo com quatro portas, com sistema de comunicação e com identificação externa, e destinam-se a garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valores.
Classe Patronal: Compreende os empregadores e têm como entidades representativas dentro dos Estados os Sindicatos das Empresas de Segurança Privada.
Classe Laboral: Compreende os empregados e têm como entidades representativas os Sindicatos dos Vigilantes, cuja função é representá-los e negociar melhores condições de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário